terça-feira, 1 de abril de 2014

Bebês fazem cocô e xixi durante a gestação?


O feto humano passa a fazer xixi dentro do útero da mãe a partir do quinto mês de gestação, época em que o aparelho urinário do bebê se desenvolve por completo. O líquido faz o caminho normal: engolido pela boca, vai para o estômago, entra na corrente sanguínea, é filtrado pelos rins, desce para a bexiga e é eliminado pela uretra. O xixi vai fazer parte do líquido amniótico, e o bebê vai beber isso de novo várias vezes por dia.
Assim que o aparelho urinário do bebê se desenvolve, a partir do quinto mês de gestação, ele passa a fazer xixi dentro do útero da mãe sempre que sentir vontade.Mas não precisa ficar com nojo: o xixi de um feto é muito diferente da urina de um adulto, ou até mesmo de uma criança já nascida. Ele é praticamente composto de água. O xixi é resultado da ingestão do líquido amniótico que o envolve - um composto nutritivo e livre de bactérias que contém água, sódio, cloro e outros minerais que ajudam no desenvolvimento do bebê em gestação.

O líquido faz o caminho normal: engolido pela boca, vai para o estômago, entra na corrente sanguínea, é filtrado pelos rins, desce para a bexiga, e a uretra o elimina. O xixi fará parte do líquido amniótico. E ele vai beber isso de novo várias vezes por dia.
Dá para perceber uma parte desse processo através do ultrassom: uma mãe sortuda pode ver seu filho fazer xixi antes mesmo de ele nascer. O aparelho tem a capacidade de mostrar a bexiga cheia. Se a bexiga esvaziar-se, é sinal de que o bebê fez xixi na frente das "câmeras".
Fetos também produzem secreções que podem ser nocivas, como a ureia. Só que ela não sai pelo xixi - o bebê elimina essas substâncias através do cordão umbilical - um canal de passagem de sangue entre ele e a mãe. Toda essa "sujeira" fará parte, na verdade, do xixi da mãe. Diariamente, ela elimina cerca de 500 ml de substâncias expelidas pelo bebê.
O suor também é produzido pelo feto. Só que, assim como o xixi, é um líquido muito mais puro do que suor de qualquer pessoa já nascida!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: